“Uma Vigília para Cristo” é uma noite de retiro direcionada para os crismandos que terão neste evento as últimas experiências preparatórias para receberem o SACRAMENTO DO CRISMA.
É aconselhável que aconteça no final de semana anterior ao da CRIMA. A Vigília pode acontecer dentro de uma das Capelas da Comunidade ou na Matriz. Ou no Salão se o Pároco e coordenação de catequese considerarem conveniente.
Inicia-se às 20:00 horas com a CHEGADA DOS CRISMANDOS. Cada um vindo com um responsável, que pode ser um dos pais, ou ambos, ou um dos padrinhos ou ambos, e ainda na falta destes pode ser avós ou irmão mais velho.
É oferecido pelo Ministério de Música do Eremitério um momento inicial de ANIMAÇÃO, DINÂMICAS E APRESENTAÇÃO dos crismandos, comunidades e catequistas.
Após, através da mudança de estilo de música e iluminação do ambiente apenas com velas. Prepara-se uma entrada solene do CÍRIO PASCAL. Onde a partir dele será realizada a RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS.
Na sequência, realiza-se a ORAÇÃO DA CRUZ. Primeiro momento mais significativo do RETIRO, onde se reflete sobre o Mistério da Salvação que tem como centro a PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO.
E neste momento os Jovens após toda a reflexão e embalados por refrãos meditativos, vão até a CRUZ de CRISTO e depositam nela as suas cruzes para que nEle possam tornar-se sementes de RESSURREIÇÃO.
Após este momento MÍSTICO é oferecido o lanche da MEIA NOITE. E se o Pároco e a coordenação da catequese optarem a VIGILIA pode ter ainda a parte mais exigente, mas que vale a pena para aqueles que a vivem.
É a CAMINHADA, a peregrinação. Somos peregrinos neste mundo. Nossa vida é passageira. Só temos a permanência, a perenidade em Deus. Ele é o caminho. Cada vez que saímos caminhando em uma direção, este ato pode nos lembrar disso: somos viandantes de um único caminho que nos leva ao Pai. O caminho é sempre o mesmo, nós que sempre mudamos. O segundo momento mais importante da Vigília se dá no caminhar até chegar a um monte ou lugar especial, que represente o TABOR.
O encerramento pode ser ao AMANHECER em uma outra capela, ou lugar de relevo alto da Paróquia, anteriormente visitado e analisado por toda a equipe.
A Vigília pode encerrar-se com o Lanche da Meia noite. Mas pode também ser uma Vigília propriamente dita até o amanhecer realizando-se esta caminhada. Tudo fica a critério da Paróquia. E todas as providencias como pregadores, músicos, decoração e toda a condução do evento é de responsabilidade do EREMITÉRIO. É um evento ainda que pode envolver todas as pastorais da paroquia, principalmente a Pastoral da Juventude.
A VIGÍLIA pretende oferecer um tempo para Deus num horário em que a maioria das pessoas encontra-se dormindo ou acordadas, mas empregando seu tempo em festas e divertimentos. A prática da vigília sempre é uma compensação daqueles momentos cruciais da Vida de Nosso Senhor Jesus, no Horto das Oliveiras, em que Ele mais precisou da companhia e apoio dos Apóstolos e os mesmos não conseguiram ficar acordados e vigiar com Ele.
E ao mesmo tempo proporciona aos jovens crismandos todo o necessário para uma boa preparação para o SACRAMENTO da MAIORIDADE CRISTÃ, o encontro, a animação, a mística, a fraternidade, o desafio e um INESQUECÍVEL ENCONTRO COM DEUS, nas muitas experiências pessoais e em grupo que pode viver nesta noite.